quarta-feira, 25 de março de 2009

Guilherme Arantes

Eu gosto do Guilherme Arantes. É isso. Pronto. Falei. Outro dia, me xingaram porque eu admiti isso. Só duas pessoas me entendem o Maurão 'Lenda' e o Leandro Saueia. O resto me desdenha.

- Pô, Adilsão! Guilherme Arantes é muito chato.

É que o povo acha que Guilherme Arantes só fez Cheia de Charme (que não é ruim, diga-se) e Xixi nas Estrelas (essa sim é pavorosa). Meu argumento é facilmente sustentado por alguns bons discos: A Cara e a Coragem, de 78, e o Coração Paulista, de 80, são ótimos exemplos. Ide à internet e baixai, irmãos!

Mas vou falar do disco 78, que é excelente. Tem boas músicas, com ótimas letras. O disco trata de um tema bem comum, mas totalmente fora dos padrões do que se fazia na época: a adolescência acabou, vida tá batendo aí na porta. O que que eu vou fazer? Na época ele tinha uns 24, 25 anos.

No disco, ele tbm critica a sua própria geração, que se acomodou com a pasmaceira dos anos 70 (pelo menos no que se refere ao nosso velho e combalido rock brazuca). O próprio Guilherme Antes começou com uma banda de rock progressivo, e como tal, chatíssima (como várias outras da época. A Cara e A Coragem é seu ato de contrição.

Vai aí a letra da música Show de Rock, só pra dar uma idéia.

O nosso disco está riscado há mais de 10 anos
E a nossa cara chocha não muda, Deus nos acuda
Haja paciência, haja vontade
haja inocência e ingenuidade
e dinheiro dos pais
e dinheiros dos pais

Nossos temas instrumentais estão abomináveisos
solos de moog e guitarra são intermináveis
Haja paciência, haja vontade
haja inocência e ingenuidade
e dinheiro dos pais
e dinheiros dos pais

Pra pagar a wattagem, a viagem, a kilometragem
pra comprar toda a aparelhagem, a megatonagem
Fico pasmado com a inércia que temos
com o tempo perdido pensando de menos
e ensaiando demais
e ensaiando demais

Nossas letras são uma papagaiada, só servem de de adorno
O som não acrescenta mais nada
os shows de rock dão sono
Fico pasmado com a inércia que temos
com o tempo perdido pensando de menos
e ensaiando demais
e ensaiando demais...

Um comentário:

  1. Meilheres,

    Caiu no meu conceito.

    E Cheia de Charme é o cocô do cavalo do bandido.

    Abraços

    ResponderExcluir

Chora, neném!